sábado, fevereiro 05, 2011

Hummus da Lala Samara - atendendo a pedidos

Então, fazer hummus não é nada difícil, só um pouquinho demorado. Pra mim, que sou meio artesã, mas dá pra facilitar. Bora lá, ingredientes primeiro:

- 1 copo de grão de bico
- 1 cebola picadinha
- 2 dentes de alhos picadinhos (ou duas colherzinhas de café beem cheias do pré-picado)
- sumo de dois limões
- 3 colheres bem felizes de azeite de oliva
- 2 colheres (ao gosto do freguês) de tahine
- 1 col. de pimenta síria (não consta da receita original, mas eu gosto)

Bão, eu não gosto de panela de pressão, então deixo o grão de bico de molho da noite para o dia na água quente. Depois cozinha até ficar bem macio - quem usa panela de pressão vai reduzir o tempo de molho e de cozimento. Tempo que não sei qual é, vou experimentando, porque depende muito da "idade" do grão.
Deixa esfriar bem. Aí é a parte japa do meu hummus. Eu descasco toooodo o grão de bico. Tipo, um por um. Não é tão complicado quanto parece. Mas porque eu faço isso?
Porque eu gosto do meu hummus mais encorpado, então bato o grão no liquidificador com o mínimo de água possível - fica impossível passar na peneira depois, portanto. E, se deixar a casca, compromete. Se pegar em duas falando besteira é até divertido.
Bom, então você vai bater o grão descascado e bem cozido no liquidificador (ou processador, se sua cozinha for mais tecnológica que a minha) e quando não ver mais os grãos, adiciona os demais ingredientes e bate.
A parte chata "dois" é que - talvez não aconteça em liquidificadores mais potentes, mas no meu é batata - o liquidificador não dá conta de tudo ao mesmo tempo, aí tem que ser feito por partes no melhor estilo Jack, o estripador.
Mistura tudo bem, prova pra acertar o sal e o tahine e voilá! Hummus para quatro pessoas famintas! Demora um pouquinho, tem umas partes chatinhas, mas de difícil não tem nada! E vale MUITO a pena.
Qualquer dúvida, use os comments! ^_^

Um comentário:

Anônimo disse...

Vou fazer hoje! La la la la laaaaaaa!